A maioria das lavouras de soja na área de ação da COAGRU encontra-se nas fases de enchimento de grãos e maturação. Após um início de desenvolvimento marcado por ondas de frio tardias e estiagem em novembro, hoje o que se vê no campo são lavouras com um bom potencial produtivo. Com a volta das chuvas e temperaturas adequadas, as lavouras se recuperaram e é esperado produzir em média 60 sc/ha.
Nessa fase final, os cooperados ainda precisam estar atentos para pragas como percevejos e ácaros. Os percevejos causam danos como redução de peso e perdas na qualidade dos grãos. Já os ácaros atacam em reboleiras e diminuem a taxa fotossintética das plantas. Algumas áreas mais tardias ainda estão recebendo aplicações de fungicidas, que são essenciais para garantir a sanidade da planta até o final do enchimento de grãos.
A maioria das áreas será dessecada para uniformizar e antecipar a colheita e essa operação deve ser feita quando a lavoura já estiver atingido sua maturação fisiológica.
Todos esses cuidados finais são importantes para garantir que a lavoura feche seu ciclo de maneira adequada e possa expressar todo seu potencial produtivo.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS