Com o retorno das chuvas na região de atuação da Coagru na última semana, as lavouras de soja apresentaram boa recuperação nas fases de desenvolvimento vegetativo e reprodutivo, nesse sentido, a expectativa do departamento técnico para a safra de soja 2019/2020 é de que ainda se tenha bons resultados produtivos.
A maioria das lavouras encontra-se na fase reprodutiva e é nesse período que as plantas têm uma maior exigência por água, sendo fator determinante para a obtenção de boas produtividades na cultura da soja. Para as lavouras que estão em fase vegetativa, as precipitações ocorridas na última semana foram de grande importância para o estabelecimento do stand e desenvolvimento das plantas.
Com relação ao manejo dessas áreas, o momento é de atenção, pois na fase reprodutiva as plantas apresentam maior suscetibilidade ao ataque de pragas e doenças, o que pode comprometer seriamente o potencial produtivo das lavouras. Sendo assim, é de suma importância que seja feita a prevenção e o monitoramento constante das áreas e através do diagnóstico realizado pelos profissionais do Departamento Técnico Coagru, o produtor efetue o controle adequado.
Nesse sentido, mesmo diante das adversidades vivenciadas no início da safra, é possível concluir que as lavouras de soja vêm apresentando boa recuperação e com a normalização do regime de chuvas essa recuperação seja contínua, possibilitando assim a obtenção de uma safra de verão com resultados acima da expectativa inicial.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS