Foi realizado na última segunda-feira (09/11), na Arcapu – Ubiratã, um treinamento sobre manejo e identificação de nematoides parasitas em plantas. O treinamento contou com a participação dos supervisores e gerente do Departamento Técnico Coagru, juntamente com o gerente da área de fornecimento de insumos, José Procópio Franco. O encontro foi ministrado pelo nematologista e mestre em Ciências Agrárias, professor Júlio César Antunes Ferreira e teve como intuito o aprofundamento sobre esses vermes, que são organismos que habitam o solo e em populações elevadas, podem causar prejuízos para as lavouras.
Inicialmente, o palestrante falou sobre as características dos principais tipos de nematoides encontrados na região e apresentou à equipe algumas medidas de controle. Na oportunidade, o especialista enfatizou que esses parasitas não podem ser observados a olho nu e por isso, o primeiro passo para identificá-los se dá por meio da coleta de amostras de solo e de raízes, e posterior envio para análise laboratorial, só assim é possível detectá-los, bem como traçar um manejo eficiente para a área analisada. Júlio César explicou ainda, que os sintomas causados por esses vermes aparecem normalmente em reboleiras, o que indica que eles geralmente têm distribuição desigual no solo e por isso as amostras devem ser coletadas nas bordaduras dessas reboleiras, preferencialmente após a ocorrência de chuvas.
Após a identificação dos tipos de nematoides, o professor afirmou que é possível adotar algumas alternativas para um manejo preventivo da área, uma delas é a utilização da braquiária e crotalária em cobertura, pois são plantas que controlam a população de algumas espécies. Todavia, enfatizou que é preciso ter cuidado na escolha dessas plantas, pois algumas podem contribuir para o aumento da população de nematoides.
Ao final do treinamento, a equipe fez algumas visitas a campo, além da Unidade Experimental da Coagru, onde puderam observar algumas áreas com características de ocorrência desses organismos. O gerente do Departamento Técnico Coagru, Anderson Mazur, ressaltou que o encontro foi de extrema importância para todos os envolvidos e que os assuntos tratados serão repassados a toda equipe técnica, a fim de que esteja sempre preparada para auxiliar os produtores nas coletas das amostras e posterior manejo das áreas.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS