Na noite do último dia 22 de junho foi realizada a cerimônia de encerramento do Programa Coagru 200 sc. Lançado na safra 2012/2013, o programa foi conduzido pelo Departamento Técnico juntamente com os cooperados de toda área de atuação da cooperativa. Ao longo de 6 safras muitos cooperados sagraram-se campeões, atingindo e até ultrapassando os 200 sacos por alqueire e isso graças a adoção de modernas técnicas de manejo adotadas desde antes do plantio até a colheita. Atualmente, essa produtividade já é realidade em muitas propriedades, porém quando o programa foi lançado esse número era desafiador.
Ao longo da execução do programa foram conduzidas 23 áreas de cooperados e essas lavouras foram acompanhadas através de uma consultoria periódica dos engenheiros agrônomos da cooperativa. A área mínima inscrita no programa era de 10 há, sendo obrigatória a colheita de no mínimo 3,00 ha. Os fatores analisados no concurso por ordem de importância foram produtividade com peso 6, rentabilidade com peso 3 e incremento produtivo com peso 1. Dessa maneira, nem sempre quem produzia mais ganhava o concurso, pois a rentabilidade econômica e o incremento produtivo são fatores muito importantes e que em muitas ocasiões foram decisivos na colocação dos vencedores.
A cerimônia contou com a participação do quadro técnico da cooperativa, gerentes, cooperados inscritos no programa, conselheiros fiscais, conselheiros de administração e diretoria executiva.
O presidente da Coagru, Áureo Zamprônio, deu início ao cerimonial falando sobre a importância do projeto e sobre como o programa teve reflexos positivos não só para os participantes do programa, mas também para todo quadro social da cooperativa que melhorou significativamente as médias de produtividade ao longo desses 6 anos. Na sequência, a apresentação foi conduzida pelo diretor-secretário e engenheiro agrônomo Marcos Rossetto, que salientou as normas do programa e apresentou os resultados obtidos.
Segundo Marcos Rosseto, "O Programa Coagru 200 sc foi um sucesso pois demonstrou que a utilização das práticas de manejo aliadas a um processo contínuo formam uma combinação consistente na busca por resultados. Temos tudo para sermos campeões de produtividade e um novo desafio ainda mais audacioso será lançado pela Coagru para a próxima edição do programa.Nessa nova empreitada será preciso buscar ainda mais novas tecnologias e opções de manejos diferenciados para elevar cada vez mais os patamares de produtividade.”
Confira os ganhadores da safra 17/18:
1º Lugar:
Cooperado: Celso Folietti Carnieli
Consultor Técnico Responsável: Luís Iacono Neto
Produtividade: 191,95 sc/alq
2º Lugar:
Cooperado: Nelson Luis Slaviero
Consultor Técnico Responsável: Thiago Vasquez de Souza
Produtividade: 202,09 sc/alq
3º Lugar:
Cooperado: Wilson Rodrigues Nogueira
Consultor Técnico Responsável: Fernando Soares Vasconcelos
Produtividade: 197 sc/alq
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS