Coagru Cooperativa Agroindustrial União
A minha Cooperativa - Coagru

Suplementação oferecida pela Coagru é alternativa para os pecuaristas durante o inverno

A cadeia produtiva da carne está cada vez mais exigente refletindo o que o mercado consumidor impõe no quesito qualidade. Para tanto, assim como em outras atividades do agronegócio, a pecuária de corte exige cada vez mais formação, conhecimento técnico e investimento em manejo, genética e principalmente em suplementação para o rebanho durante o ano todo.

A atenção a suplementação é fundamental principalmente no período seco (inverno), pois nesta época a pastagem perde qualidade e o animal necessita de maior nível de suplementação. Dentre os produtos disponíveis para o inverno a Coagru oferece a seus cooperados e clientes uma linha completa de suplementos minerais proteicos e rações, de forma que o pecuarista possa suplementar o seu rebanho, evitando prejuízos neste período de clima mais crítico.

O Zootecnista da Coagru, Leonardo Meneguello Limeira, explica que para utilizar a suplementação protéica no inverno o produtor necessita se planejar para não sofrer as conseqüências deste período. Ele orienta que primeiramente é essencial que se faça a vedação (isolamento) ainda no período que antecede a seca, de pelo menos 30% da área total disponível para pastagem; esta área isolada servirá de base para a alimentação dos animais durante o período de seca. Mesmo que se perca a qualidade da pastagem, o que é comum nesta época, a mesma necessita ter massa para trazer resultado junto ao suplemento protéico. Quando os animais começarem a ter acesso a esta área isolada é necessário fazer a adaptação a suplementação, durante pelo menos uma semana, misturando 50% do suplemento protéico e 50% de sal mineral. Após o período de adaptação retirar a fonte de sal mineral e deixar somente o mineral protéico. Caso ocorra interrupção durante o período de fornecimento deve-se fazer novamente a adaptação. Por outro lado se a quantidade de pastagem não for suficiente para a utilização do suplemento mineral protéico, o produtor tem a opção de utilização de ração de pronto uso para suplementação do rebanho.

A suplementação para o período de inverno é uma alternativa para o produtor passar pelo período sem prejuízos com seu rebanho e essencial para manter a saúde do mesmo. O Zootecnista lembra também que toda suplementação deve ser fornecida em cochos preferencialmente cobertos e que evitem o acúmulo de água e sempre com a supervisão de profissional capacitado. Em caso de dúvidas a Coagru coloca a disposição a equipe com técnicos capacitados e oferece o que há de mais moderno em nutrição de ruminantes através de seus produtos da marca União.

Coagru - A minha Cooperativa
Coagru Cooperativa Agroindustrial União
Estrada das Indústrias, Km 01
CEP 85440-000 - Ubiratã - PR

(44) 3543-8800