Coagru Cooperativa Agroindustrial União
A minha Cooperativa - Coagru

Semeadura da safra verão 2020/2021

Com o fim do vazio sanitário no dia 10 de setembro, a safra 2020/2021 está oficialmente iniciada, dessa forma os agricultores da área de atuação da Coagru já podem dar início à semeadura de mais uma safra de verão. Após um longo período de seca e apreensão dos produtores, mesmo sem previsões, o começo dessa semana foi de grande satisfação, uma vez que a chegada da primavera veio acompanhada de chuvas em várias localidades, ainda que as mesmas tenham ocorrido de forma irregular e variada. Sendo assim, nas áreas em que houve volumes de chuvas razoáveis, os produtores estão animados e dispostos a aproveitar o momento para semear a terra.

Anteriormente ao período de semeadura da soja, os produtores aproveitaram para realizar as dessecações pré-plantio, preparar o solo e regular as plantadeiras, enquanto aguardavam ansiosos pelo retorno das chuvas, pois a semeadura em solo com insuficiência hídrica, ou "no pó", prejudicaria o processo de germinação e reduziria a chance de obtenção da população de plantas desejada. De acordo com as previsões meteorológicas, as precipitações devem voltar a ficar regulares em outubro, fato que será muito benéfico ao desenvolvimento inicial das lavouras.

O Departamento Técnico da Coagru ressalta que uma safra de sucesso se deve à adoção de uma série de estratégias durante todo o ciclo da cultura. Após o plantio, o produtor deve ficar atento ao manejo de plantas daninhas, evitando a mato competição, visando manter o potencial produtivo da lavoura. Com relação às pragas, é necessário controlar as lagartas que ficam no solo, pois cortam as plântulas de soja e podem causar redução no estande de plantas. Lavouras cuja cultura anterior tenha sido trigo ou aveia, devem receber uma atenção especial, pois a palhada serve como abrigo para essas lagartas.

Além disso, durante o ciclo inicial da cultura, pode haver infestação de vaquinhas, metaleiros e besourinhos que cortam as primeiras folhas, sendo indispensável o controle. Quanto ao manejo de doenças, recomenda-se a realização da primeira aplicação de fungicida antes do fechamento das entrelinhas, a fim de proteger as folhas do baixeiro. Desse modo, com um monitoramento adequado durante todo o ciclo da cultura, além de um clima favorável ao seu desenvolvimento, os produtores terão maiores chances de obter uma safra rentável e produtiva.

Coagru - A minha Cooperativa
Coagru Cooperativa Agroindustrial União
Estrada das Indústrias, Km 01
CEP 85440-000 - Ubiratã - PR

(44) 3543-8800