Coagru Cooperativa Agroindustrial União
A minha Cooperativa - Coagru

Panorama das culturas da Soja 2020/2021 e Milho 2ª safra 2021

Chegamos ao fim da colheita de mais uma safra de verão nas áreas de atuação da Coagru. Mesmo diante das variações de produtividades ocorridas nas primeiras áreas colhidas, as demais, em sua maioria, tiveram uma considerável melhora, apresentando produtividades recordes em várias áreas onde a cooperativa atua. O que fez com que os produtores recuperassem suas esperanças de obterem boas rentabilidades, principalmente devido à animadora alta nos preços das commodities.

Findando-se mais um ciclo, o milho 2ª safra pôde ser implantado, popularmente conhecido como milho safrinha, é chamado assim por fazer referência às menores produtividades observadas nessa época, principalmente devido às condições climáticas menos favoráveis, já que a segunda safra vem logo após o período de safra verão que é considerada extremamente favorável ao cultivo. Porém, nos últimos anos essa visão está mudando e a produtividade da safra e da safrinha vem se igualando.

Grande parte da safra implantada atualmente na região encontra-se no estágio vegetativo, enquanto algumas áreas apresentam-se perto do pendoamento. São nesses estágios iniciais de desenvolvimento da cultura que podem ocorrer os enfezamentos, que são doenças do milho causadas pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes, esses invadem sistemicamente e multiplicam-se nos tecidos do floema da planta de milho e são transmitidos de plantas doentes para plantas sadias, pela cigarrinha.

Por esse motivo, os produtores vêm apresentando preocupação e apreensão quanto ao crescimento populacional da cigarrinha e disseminação da doença, por isso, o manejo para prevenção e controle é tão importante.Através de medidas como a eliminação do milho tiguera (ou guaxo), tratamento de sementes, aplicações de inseticidas de acordo com as recomendações, diversificação e rotação de híbridos de milho, optando por aqueles com tolerância ao complexo de enfezamentos, o potencial produtivo das lavouras terá mais chances de não ser comprometido pela doença.

Recomenda-se que o controle da cigarrinha seja iniciado desde o surgimento dos primeiros indivíduos até o estágio V8 das plantas de milho, diante disso, a atenção dos técnicos e produtores nessa fase torna-se indispensável, pois possibilita a prevenção e eventual intervenção no momento preciso, para que a praga não acarrete perdas no campo.Nesse tocante, lembramos que os profissionais do departamento técnico da Coagru encontram-se capacitados e à disposição dos produtores para sanar dúvidas e auxiliá-los no reconhecimento dos sintomas nas plantas e nas formas de manejo do problema, garantindo ao produtor maiores chances de alcançar o potencial produtivo de sua lavoura.

Coagru - A minha Cooperativa
Coagru Cooperativa Agroindustrial União
Estrada das Indústrias, Km 01
CEP 85440-000 - Ubiratã - PR

(44) 3543-8800