Coagru Cooperativa Agroindustrial União
A minha Cooperativa - Coagru

MANEJO DE DOENÇAS NA SOJA

A cultura de soja é uma das mais importantes na área do agronegócio e posiciona o Brasil entre os maiores produtores no cenário mundial, impulsionando sua economia.

Contudo, algumas doenças podem acometer a cultura e causar prejuízos na produtividade. Assim, é essencial que o manejo eficiente dessas doenças seja realizado corretamente para mantê-las longe da plantação.

A ferrugem-asiática é uma das principais doenças que ataca a planta, com grande potencial de dano. É causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, podendo incidir em qualquer estágio da cultura e disseminar-se rapidamente. Surge como minúsculas pontuações, mais escuras que o tecido sadio da folha. Ao longo do tempo, as folhas infectadas ficam amareladas, secas e caem.

A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, tem seu desenvolvimento privilegiado pelas condições de altas temperaturas climáticas e altos índices de precipitações. Essa doença pode causar a morte de plântulas, necrose dos pecíolos e manchas nas folhagens, hastes e vagens.

O mofo-branco também é uma doença que pode preocupar o produtor, pois possui a capacidade de infectar qualquer parte da plantação. O fungo Sclerotinia sclerotiorum depende de temperaturas amenas e alta umidade para seu desenvolvimento, causando podridão na região atacada, podendo ser hastes, ramos e raízes. Na região afetada, o fungo produz uma massa de micélio branco, de aspecto cotonoso.

Por fim, a mancha-alvo, causada pelo fungo Corynespora cassicola, que pode causar perdas consideráveis na produção. Caracterizada por lesões circulares na folha da planta, que podem chegar até 2cm de diâmetro. Inicialmente, surgem como pontuações pardas, e posteriormente evoluem para grandes manchas de coloração castanho-claro ou escuro.

Além do tratamento químico, outras técnicas de manejo devem ser utilizadas, como o constante monitoramento da lavoura, utilização de tecnologias de aplicações eficientes, respeito do vazio sanitário e intervalo entre aplicações.

E para isso, a Coagru está à disposição, junto de seu Departamento Técnico, para realizar as avaliações e monitoramentos da lavoura, auxiliando e instruindo o produtor, visando qualidade e bons resultados na produtividade.

Coagru - A minha Cooperativa
Coagru Cooperativa Agroindustrial União
Estrada das Indústrias, Km 01
CEP 85440-000 - Ubiratã - PR

(44) 3543-8800