A colheita do milho 2ª safra já está acontecendo nas áreas de atuação da Coagru e vem apresentando resultados positivos aos associados, atendendo às expectativas do cenário agrícola. O milho safrinha é a principal cultura de inverno por se apresentar como uma alternativa de médio custo de produção e, se conduzida com atenção, pode proporcionar alta rentabilidade ao produtor.
Na hora da colheita, o produtor deve atentar-se a alguns aspectos para garantir a qualidade do grão e uma boa safra. O Departamento Técnico da Coagru orienta os produtores a realizarem o monitoramento do ponto de maturação; a aferição da umidade do grão, recomendada abaixo de 25%; e o uso adequado das máquinas colheitadeiras, com a velocidade entre 4 a 6 km/h, devendo ser ajustadas corretamente, visando minimizar perdas.
Pensando no atual cenário da região devido à extensa janela pós colheita do milho safrinha neste ano, seria interessante realizar uma rotação de cultura focando em plantas de cobertura, visando o aumento no teor de matéria orgânica, realizando a ciclagem de nutrientes e, de forma geral, melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. A rotação de culturas é uma estratégia importante para manter a saúde do solo e reduzir o impacto de pragas e doenças.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS