Dentro da programação do PDL Coagru – Cooperadas estava previsto um módulo com o tema “Dentro e Fora da Porteira”, o objetivo era propiciar conhecimento e orientações que são primordiais para a gestão da propriedade com o planejamento das culturas e o caminho percorrido a partir da colheita, isto é, o que acontece com os produtos entregues pelos cooperantes na cooperativa.
As abordagens foram realizadas pelas profissionais Karine Begui e Fernanda Garcia, engenheiras agrônomas na Coagru. Karine é responsável pelo atendimento técnico agrícola das cooperadas e a Fernanda responsável pela Unidade Experimental da Coagru. As duas fizeram um bate papo com as participantes sobre quais os principais fatores que influenciam a produção e o que a produtora precisa ficar atenta na hora de plantar e colher. Na sequência a responsável pela Unidade de Santo Rei a colaboradora Francislayne dos Santos, apresentou informações sobre as operações para recebimento, beneficiamento e armazenagem de grãos na Coagru. As cooperadas acompanhadas do Gerente do Departamento Agrícola, Carlos Sekine, percorreram o setor operacional da Unidade de Ubiratã para conhecer o processo de recebimento, classificação, descarga e beneficiamento de grãos.
No período da tarde visitaram a Escola Técnica Avícola onde sob a orientação da médica veterinária Thuany Agnolin, do responsável pela Escola Quelvin Konrat e do gerente avícola Vanderlei de Matos, puderam conhecer um pouco mais sobre a Integração Avícola da Coagru e também sobre a importância da Escola Técnica para o sucesso da atividade. Seguindo o roteiro as participantes foram recepcionadas na Unidade de Campina da Lagoa, pelo gerente Sedivaldo Inocêncio, para conhecer a nova estrutura administrativa. Em seguida se dirigiram ao Moinho de Trigo e sob a orientação do Gerente Industrial, José Roberto de Peder e da equipe de colaboradores do moinho, conheceram de perto todo o processo de fabricação das farinhas Ana Bella, Dona Lola e Madre Flora.
O diretor presidente da Coagru, Cavalini Carvalho, reiterou que as atividades propostas dentro do PDL Cooperadas, além de fornecer conhecimento técnico para as produtoras rurais, demonstra na prática como os processos fora da porteira agregam valor ao produto dos cooperantes além de propiciar as mulheres cooperadas o conhecimento do dia a dia no campo e na propriedade.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS