Na tarde de 15 de outubro, o Centro de Treinamento da Coagru recebeu o Encontro de Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar das Regiões Norte e Noroeste do Paraná. O evento reuniu mais de 300 lideranças de 13 cooperativas de 5 ramos do cooperativismo, promovendo um espaço de diálogo, aprendizado e compartilhamento de experiências sobre os desafios e perspectivas do movimento cooperativista no estado.
A abertura foi conduzida pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que ressaltou o papel estratégico das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do Estado.
Em seguida, o deputado federal Pedro Lupion, integrante da Frente Parlamentar do Agro, apresentou uma análise sobre os desafios políticos do agronegócio e do cooperativismo, destacando a importância de transformar políticas de governo em políticas de Estado, para garantir previsibilidade e sustentabilidade ao setor. Ele também relembrou conquistas da Frente Parlamentar e defendeu a necessidade de “destravar o Brasil” por meio da modernização das leis.
O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, elogiou o trabalho do Sistema Ocepar e destacou a importância da Coagru para o desenvolvimento do médio Vale do Piquiri.
O diretor-presidente da Coagru, Cavalini Carvalho, apresentou dados que reforçam a relevância econômica e social da cooperativa na região, além de destacar casos de intercooperação de sucesso com a Coopavel e a Copacol. Cavalini também ressaltou o protagonismo das mulheres cooperativistas, que têm ampliado sua participação no quadro social e nos conselhos da cooperativa.
A programação contou ainda com a palestra de Marcos S. Jank, professor sênior e coordenador do centro Insper Agro Global, que abordou o tema “Geopolítica e Impactos nos Negócios das Cooperativas”. Jank analisou o cenário internacional, marcado por uma crescente fragmentação global e desordem geopolítica, e encerrou com uma mensagem otimista: “O agro brasileiro não vai deixar de crescer, pois é o melhor do mundo.”
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, encerrou as apresentações conclamando os presentes a apoiarem a campanha “Certifica por Elas”, iniciativa do Sistema Ocepar voltada ao combate à violência contra a mulher.
Após as considerações finais das lideranças cooperativistas, o evento foi encerrado com um café colonial de confraternização.
Como lembrança, a Coagru — anfitriã do encontro — presenteou as lideranças com um copo térmico personalizado, simbolizando o espírito de união e cooperação que marcou o evento.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS