Com o início da colheita da soja, foi dada a largada no plantio do milho 2ª safra na área de atuação da Cooperativa Coagru. O potencial produtivo do milho em sucessão à soja cultivada no verão depende muito das condições climáticas ao longo do ciclo e também da época a ser plantada, já que a incidência de luz e temperatura são fatores determinantes para a obtenção de boas produtividades.
O plantio exige atenção dos produtores em relação à plantabilidade (velocidade de plantio, profundidade e população do híbrido) e após a sua realização, o monitoramento ao ataque inicial de percevejos é primordial para que se obtenha uma lavoura com stand adequado, uniforme e de alto potencial produtivo.
Em áreas plantadas mais cedo ou em solos com níveis adequados de fertilidade, os produtores poderão optar por utilizar uma maior população de plantas por metro, de acordo com as recomendações técnicas de cada material escolhido. Já em situações em que a fertilidade do solo for menor e o plantio for mais tardio, deverá ser reduzida a quantidade de sementes, a fim de evitar a competição das plantas por nutrientes e assim obter um melhor desenvolvimento do híbrido.
É importante ressaltar que, devido ao atraso na colheita da soja, a maioria das áreas de milho na área de atuação da Coagru será plantada em época mais tardia, podendo aumentar os riscos da cultura, por isso é necessário um bom planejamento das atividades, a fim de minimizar esses riscos. Para auxiliar os produtores nesse planejamento, a Coagru conta com uma equipe técnica capacitada sempre à disposição de seus associados, com o intuito de orientá-los na escolha de híbridos mais adequados, recomendar os fertilizantes de base e cobertura ideais a cada situação, bem como auxiliá-los na realização de um bom manejo de plantas daninhas, pragas e doenças.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS